Programas | Academia de Dança Antiga de Lisboa

Serão Medieval | Cantos e Danças dos Descobrimentos | Divertissement Barroco

Baile Romântico | Belle Époque

 

 

Serão Medieval

Serão MedievalO Serão Medieval apresenta o ambiente medieval vivido nas cortes do século XII, XIII e XIV. Vive-se numa sociedade feudal, assolada por guerras e pestes. É a época dos cavaleiros das Cruzadas e dos Templários. Mas é também a época do maravilhoso, das fadas e dos gnomos, do unicórnio e do dragão, do amor eterno de Pedro e Inês. Nas ruas dançam-se os branles em círculo para que os maus espíritos se afastem e os bons permaneçam, as galhardas ou o tordilhão. Na corte pavoneiam-se as pavanas, dança-se o saltarello e a mourisca ao som do alaúde, da flauta e da charamela.

 

Este espectáculo pode incluir música ao vivo, malabarismo, declamação de poesia, trovadores, bobo acrobata.

 

 

 

 


 

Cantos e Danças do Tempo dos Descobrimentos

Programa DescobrimentosÉ no século XV e XVI que o espírito da aventura, da descoberta e da conquista por novos mundos é plenamente realizado. O exotismo, o misticismo do desconhecido, o chá do oriente, as especiarias quentes, as danças africanas. Época da troca cultural com povos agora conhecidos. Do Teatro de Gil Vicente. Da dinastia Filipina e da miscelânea cultural ibérica. Nos bailes da corte dançam-se as pavanilhas, as mouriscas, a Gelosia? O bobo que diverte, a música que encanta, a dança que anima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Divertissement Barroco (Música. Dança. Poesia. Século XVIII)

Divertissement BarrocoLuís XIV. Rei e Senhor Absoluto. Corte Francesa. Estilo Nobre Francês. Magnificência. Glamour. Deslumbrantes festas na Corte onde a dança privilegia. Danças de Bal e Danças de Théâtre, que já pontuam regras coreográficas, brilham de elegância e requinte. De inspiração ao gosto da sociedade portuguesa de setecentos, o esplendor francês e a sua riqueza cultural é espelhado na nossa Corte em grandiosas festas. Em perfeita harmonia Dança, Música e Poesia recriam o ambiente propício à fantasia barroca.

 

 

 

 


 

Baile Romântico (Século XIX)

Baile RomânticoAs Valsas, as Polcas, as Mazurcas entre tantas outras danças que se dançavam nos bailes sociais oitocentistas, são o mote principal para abrilhantar este grandioso Baile. Pela primeira vez enlaçados, as Damas e os Cavalheiros aproximam-se como nunca! Mas a elegância das crinolinas, o primor das cartolas e luva branca, o carnet de bal, ilustram uma das épocas de maior distinção e requinte.

 

Com dupla faceta de espectáculo e baile de época, convidamos o público a participar.

 

 

 

 


 

Belle Époque

Belle ÉpoqueBelle Époque, magia de uma época que no tempo marcou a viragem do século. Bela Época! A Cultura cosmopolita está ao rubro! A elegância continua associada ao crescimento cultural do divertimento boémio e das novas referências artísticas. O Impressionismo e a Art Nouveau reagem à tradição e encenam o quotidiano. Café-Concerto, Ballets e Óperas, o Cancan, Livrarias, Teatro e Cinema, Cabarés e Alta-Costura. Fiéis ao padrão estético recriamos todo o esplendor do principio do séc. XX.

 

  • Academia de Dança Antiga de Lisboa
  • Travessa do Almada, nº 20 - 4º Dto    1000-019 Lisboa    Portugal